O que são sites dinâmicos?

Todos conhecemos os sites estáticos e os sites dinâmicos podem ser muito parecidos com eles à primeira vista.

Os sites estáticos são feitos em programas parecidos com um editor de textos como o Word. Sites estáticos são documentos html assim como um texto comum é um documento .doc

Essa descrição pode parecer tola e óbvia, mas tenha um pouco de paciência pois sou obrigado a seguir esse caminho para deixar a questão bem clara para todos.

Sendo assim um site estático é um site que é feito em um programa e depois colocado à disposição em um site para ser visto por todos.

Os sites estáticos podem até ser animados se forem feitos em um programa como o Adobe Flash.

O vídeo abaixo mostra esses tipos de sites logo no começo:

No restante do vídeo dou exemplos de sites dinâmicos e mostro alguns dos seus recursos, mas é difícil explicar um site dinâmico em uma pequena video aula.

Por outro lado a explicação escrita faz os sites dinâmicos parecerem algo complexo quando é justamente o contrário: eles permitem que o mais leigo dos usuários possa manter seu próprio site. Por isso sugiro que voce assista o vídeo todo que tem apenas 12m22s.

Tecnicamente um site dinâmico é um site onde as páginas que você ve são criadas no momento que você entra no site.

Vou explicar em termos mais práticos.

  • Site estático: você digita o endereço do site (ou clica no link dele) e um arquivo html ou Flash é enviado para o seu navegador (Internet Explorer, Firefox, Safari, Chrome, Opera et.c) que exibe o conteúdo.
  • Site dinâmico: O conteúdo do site está em um banco de dados e é construído na hora que você entra nele, ou seja não existe um documento html ou similar armazenado no site, ele é construído dinamicamente.

À primeira vista pode parecer que os sites dinâmicos demoram a carregar, mas graças ao crescimento exponencial do poder de processamento dos hospedeiros de sites nos últimos 10 anos  não se nota a diferença.

Normalmente a vantagem dos sites dinâmicos que mais chama a atenção é que, uma vez que o design tenha sido feito, eles podem ser atualizados por qualquer pessoa sem necessidade de nenhum conhecimento técnico de html, css, xml e outras abreviações criptográficas.

Entretanto as vantagens reais de um site dinâmico vão muito além. Praticamente qualquer coisa pode ser feita com um site dinâmico.

Toda loja online por exemplo é um site dinâmico.

Os sites dinâmicos aceitam extensões (normalmente chamadas de plugins ou módulos) para criar foruns, enquetes, recursos multilíngues (já viu os sites que reconhecem a sua língua e já abrem na versão correta?) e podem criar todo tipo de conteúdo dinamicamente.

Um bom exemplo de conteúdo gerado dinamicamente são listas de artigos relacionados com o artigo que você está lendo.

Isso funciona da seguinte forma: ao abrir um artigo o sistema que gerencia o site dinâmico busca todos os artigos que usam as mesmas palavras e os lista na lateral do artigo que voce está lendo (ou no final, tudo depende de você).

Acima de tudo os sites dinâmicos são importantes pois vivemos uma importante fase de humanização da Internet em que ela se torna uma ponte entre pessoas.

Um site estático não permite interação entre o leitor e o autor enquanto no site dinâmico é possível deixar comentários, indicar o quanto gostamos do artigo pontuando, por exemplo, de 0 a 10.

Hoje diz-se que blogs são pessoas e pode-se dizer o mesmo de qualquer site: nós esperamos que seja possível perceber que há humanos como nós do outro lado dos sites que visitamos e para isso é necessário mais do que um formulário de contato que jamais é respondido.

One thought on “O que são sites dinâmicos?”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *