Como definir o design do seu site?

Até a última década do século passado os sites eram feitos com um editor de html (como o Dreamweaver ou o Kompozer) e deviam ser desenvolvidos praticamente do zero em um processo que durava pelo menos alguns dias.

Hoje, entre o registro e ativação do domínio e ter o site pronto para receber conteúdo, passam no máximo 4 horas graças à criação da tecnologia de sites dinâmicos nos primeiros anos dessa década que está acabando.

Apesar disso boa parte dos novos colonizadores da Internet (novos donos de sites) demoram meses para começar a alimentar seus sites com conteúdo por que não conseguem encontrar o design perfeito para seu site.

Aqui vão algumas dicas para você definir o design do seu site em menos de uma hora e poder começar rapidamente a construir seu lugar na Rede.

Conteúdo, onde tudo começa

Até mesmo o nome do seu domínio é melhor escolhido se você já sabe qual será o conteúdo do seu site, por isso comece pensando nele:

  • Sobre o que o site falará?
  • O site será pessoal ou institucional?
  • Qual é o perfil do visitante que você pretende receber em seu espaço?
  • Quais serão as páginas do site (além de uma para “quem somos” e outra para “contato”)?
  • O site terá uma sessão de artigos (é bom que tenha) e quais serão os temas e categorias?

O segundo item da lista acima é muito importante.

Se o seu site será pessoal, ou seja, uma representação sua online então o foco não estará no leitor e sim nos seus interesses, gostos e habilidades. Mais a frente você definirá o design que seja agradável para você e assim atrairá leitores que tem o mesmo perfil.

Caso o site seja institucional ele não deve ser feito para agradar você e sim o visitante. Pense nos interesses, cultura e perfil do seu visitante e não no seu próprio. Isso ajudará a escolher um design adequado.

Como escolher um template?

Se você tem recursos financeiros e um webdesigner em quem confie não pense duas vezes: contrate-o.

Caso contrário parta para o plano B ou haverá uma enorme possibilidade do desenvolvimento do design ser demorado e estressante minando energias que devem ser investidas na criação do conteúdo.

A escolha de um modelo pronto para WordPress pode ser mais desgastante que a comunicação com um webdesigner em quem não confiamos afinal há facilmente 6 mil templates gratuitos para o WordPress. Já ouviu falar no paradoxo da escolha?

Na hora de escolher um template sugiro muito francamente usar o padrão do WordPress mudando apenas a cor de fundo e a imagem do cabeçalho, o que pode ser feito em segundos se você já tem uma imagem pronta.

Pense no seguinte. Todo site tem um cabeçalho com uma imagem para ser lembrado mais facilmente, um menu lateral (preferencialmente à direita para destacar o conteúdo), algumas vezes um menu horizontal no cabeçalho e uma grande área para o conteúdo do lado esquerdo (é onde os olhos do internauta vão primeiro).

A personalização pode facilmente ficar por conta da imagem e da cor de fundo

Outra vantagem de usar o modelo padrão nesse momento é que a nova versão do WordPress acaba de ser lançada com diversos novos recursos e os templates mais antigos podem não ter suporte para alguns deles.

No caso de você odiar o design do template padrão (se estiver fazendo um blog ou site pessoal) ou achar que os seus clientes não gostarão (no caso de um site institucional) procure primeiro entre os outros templates que já vem pré-instalados no WordPress e depois em repositórios como o WordPress Themes e o WordPress Themes Archive, mas resista bravamente à tentação de buscar o modelo perfeito. Selecione quatro ou cinco que sejam leves e tenham uma área para uma imagem no cabeçalho e peça ajuda dos amigos para escolher o seu.

Uma das vantagens de usar um CMS como o WordPress é a facilidade de mudar o design do site completamente com dois ou três cliques de mouse, ou seja, depois que você já estiver com seu site no ar, recebendo conteúdo e construindo uma reputação, você pode calmamente buscar o template perfeito e ativá-lo aproveitando para fazer uma festa em torno do evento.

One thought on “Como definir o design do seu site?”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *