Tradução: O que torna um tweet influente? Pesquisa recente do HP Labs social media pode trazer respostas

Atenção, esse artigo é uma tradução livre do original encontrado em What makes a tweet influential?

por Ethan BAULEY (Ethan_Bauley)

Como certos temas conseguem mais atenção do que outros, como se “borbulhassem no topo” mudando a agenda da comunidade on-line?

Hoje (05/08/2010), o Dr. Bernardo A. Huberman, diretor do Laboratório de Computação Social do HP Labs, publicou uma pesquisa sobre a natureza da influência do usuário em redes de mídia social como o Twitter. Depois de analisar 22.000 mil tweets, Dr. Huberman e seus co-autores desenvolveram uma forma de medir a influência de usuários individuais e criaram um algoritmo que identifica automaticamente usuários particularmente influentes.

O algoritmo descrito na pesquisa é único ao incorporar o que os autores chamam de “passividade”.

O estudo constatou que a grande maioria dos usuários do Twitter age como consumidores passivos de informação e raramente repassam (“retweet” ou retuitam) conteúdo para a rede. Para tornarem-se influentes, os usuários devem não só chamar a atenção de seus seguidores, mas também superar sua predisposição a permanecerem passivos.

Os co-autores do Dr. Huberman são Daniel M. Romero, Wojciech Galuba e Sitaram Asur.

Para uma visão mais detalhada, verifique a FAQ, o vídeo da entrevista com Bernardo, e o texto completo da pesquisa abaixo. E não se esqueça de seguir a HP no Twitter: @hplabs e @hpnews

Perguntas freqüentes sobre a pesquisa

Quais foram as principais conclusões?

De acordo com a pesquisa, é importante separar os conceitos de “influência” e de “popularidade”. Muito embora um usuário no Twitter possa ter um grande número de seguidores, a sua influência é mais fortemente associada com o engajamento deles com a rede do que com o número bruto de seguidores ou retweets.

Para identificar automaticamente influenciadores os autores desenvolveram um algoritmo chamado de algoritmo IP (Influência X Passividade) Este algoritmo atribui uma pontuação de influência relativa  e de passividade para cada usuário:

  • “Passividade” mede a dificuldade de outros usuários influenciarem aquele indivíduo
  • “Influência” depende tanto da quantidade quanto da qualidade da audiência do usuário

O documento conclui:

“Este estudo mostra que a correlação entre popularidade e influência é mais fraca do que se poderia esperar. Isso é um reflexo do fato de que, para a informação se propagar em rede, os indivíduos precisam transmiti-la aos outros membros, tendo assim que se engajar ativamente em vez de lê-la passivamente e parar de atuar sobre ela.”

Que usuários foram identificados como sendo “mais influentes”?

A pesquisa apresenta quatro estudos de caso específicos mostrando quatro aplicações do novo algoritmo. Durante o limitado período de tempo que se procedeu à coleta de dados, os usuários com maior índice  IP foram:

@mashable, @jokoanwar, @google, @aplusk, @syfy, @smashingmag, @michellemalkin, @theonion, @rww, @breakingnews

Por que a HP está realizando pesquisas sobre mídia social online?

A HP acredita que a informação está se tornando o mais importante recurso que temos para resolver os problemas nos negócios e na sociedade. As mídia sociais online estão se tornando rapidamente a interface das pessoas com a TI (tecnologia da informação) e essas interações de mídia produzem um enorme volume de dados. No entanto, dados não são necessariamente informações. Criar software, hardware e serviços que podem analisar automaticamente enormes conjuntos de dados e ajudar as pessoas a tomar decisões é uma tarefa extremamente desafiadora tecnicamente e uma área de foco do HP Labs.

A HP é a maior companhia de tecnologia do mundo e o HP Labs é o seu grupo de pesquisa avançada.

A HP tem publicado outras pesquisas de mídias sociais online?

Este não é o primeiro relatório que o Dr. Huberman e seus colegas pesquisadores publicaram a respeito do Twitter e mídias sociais online. No início deste ano, Dr. Huberman e Dr. Assur do Laboratório de Computação Social divulgaram um relatório que revelou que o Twitter é surpreendentemente preciso para prever o sucesso de bilheteria de lançamentos de filmes de Hollywood. Para mais pesquisas da HP nesta área, visite o Laboratório de Computação Social.

Influência e passividade em Mídias Sociais Online – HP Research Labs

One thought on “Tradução: O que torna um tweet influente? Pesquisa recente do HP Labs social media pode trazer respostas”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *