Tudo sobre o Like do Facebook que você precisa saber

Introdução

As chamadas Redes Sociais Online, que seriam melhor definidas como ambientes de convívio online, tomaram conta da Internet em um ritmo vertiginoso assim que as tecnologias disponíveis as tornaram possíveis e a quantidade de pessoas conectadas atingiu uma massa crítica.

Se você quer que seu site seja visto você deve colocá-lo dentro dessas praças virtuais gigantescas que são as Redes Sociais (o Facebook, a maior delas, já ultrapassou 500 milhões de frequentadores).

O que é o botão Like?

Felizmente o próprio facebook criou uma forma brilhante de levar seu site e seus artigos para dentro dele com o botão Like.

Mesmo que você não tenha uma conta no Facebook já deve ter visto uma página com o botãozinho ao lado e provavelmente um texto dizendo “1327 pessoas gostaram disso”.

Se você tem uma conta no Facebook e algum amigo seu gostou daquela página o texto ao lado do botão dirá que seus amigos fulano, beltrano, cicrano e mais 1325 pessoas gostaram daquilo.

A cada vez que uma pessoa clica no Like de uma página todos os seus amigos no Facebook podem ver que ele gostou da sua página e repassar para os próprios contatos.

Isso faz toda a diferença tanto para quem navega pelo seu site pois as páginas adiquirem outra vida ao mostrarem que foram aprovadas por várias pessoas (e com sorte amigos do leitor) quanto para você que obtém uma forma de transferir seu conteúdo para regiões mais populosas e mais frequentadas da Internet praticamente sem nenhum esforço.

Como colocar o botão Like nas páginas?

E qual é o esforço necessário para inserir um botão Like em todas as suas páginas?

Existem basicamente duas formas de inserir o botão:

  1. Inserir o código diretamente em seu template do WordPress
  2. Ativar um plugin que faça isso por você

A primeira opção é a mais indicada em termos de performance pois a inserção direta de um código sempre resultará em uma página que carrega mais rápido do que a que usa um plugin.

O problema em inserir o código manualmente é que exige que você mexa diretamente em seu template do WordPress. No caso do template padrão (o Twenty Ten) você terá que inserir o código nos arquivos loop-single.php e loop-page.php. Em todo caso o código é o seguinte:

<iframe src=”http://www.facebook.com/plugins/like.php?href=<?php echo urlencode(get_permalink($post->ID)); ?>&layout=standard&show_faces=false&width=450&action=like&colorscheme=light” scrolling=”no” frameborder=”0″ allowTransparency=”true” style=”border:none; overflow:hidden; width:450px; height:30px”></iframe>

Se você (como a maioria das pessoas normais hehehe) se perde no meio desses comandos todos então o plugin é a solução perfeita.

Para escrever esse artigo pesquisei um bocado e consultei os amigos. Acabei escolhendo os que considerei os dois melhores:

Para ver as três opções visite esses sites:

  1. Olhe Agora (é um campo de testes nosso) – inserção manual do código
  2. i4B (esse aqui mesmo) – Plugin do Allan Joseph Batac
  3. Meme de Carbono (meu blog sobre cibercultura) – Plugin do Ahmed Geek

Se o seu site ainda é em html aproveite para migrar logo para WordPress ou algum outro CMS, é sério. No entanto, caso algo te impeça de modernizar seu site a única opção é inserir o código manualmente em cada página do site.

Isso é tudo?

Na verdade não.

Uma das possibilidades do botão Like é associá-lo a sua conta (ou da sua empresa) no Facebook e acompanhar os “insights” dela, ou seja, estatísticas sobre os acessos às suas páginas pelo botão Like.

O plugin do Ahmed cobre esse recurso oferecendo campos onde você pode inserir sua ID e sua appID.

A criação dessas IDs ficará para outro artigo.

Referências

3 thoughts on “Tudo sobre o Like do Facebook que você precisa saber

    1. Flávio, talvez você não frequente o Facebook e não saiba que ele permite que a gente goste (like) das coisas que aparecem em nossa página principal do Facebook (ela é chamada de timeline).
      Se você tiver dúvidas específicas pode dizer que tentarei ajudar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>